Empreendendo no Turismo – Planejamento Estratégico

Um planejamento bem elaborado pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. É um processo que visa determinar, em termos de futuro, os objetivos e metas da sua empresa, desenvolvendo padrões e políticas por meio das quais os objetivos serão alcançados e sempre baseados em informações dos ambientes interno e externo. Ele serve como um guia para o direcionamento empresarial e a avaliação das oportunidades.

É importante saber que antes de você abrir um negócio você precisa de um momento de reflexão para projetar as informações coletadas. E como organizar todas essas informações? Através da elaboração de um Plano de Negócios. Organizar as informações coletadas aumenta a chance de seu negócio dar certo e possibilita a verificação de sua viabilidade. Ajuda a estabelecer os objetivos principais e os secundários através de uma análise minuciosa de todos os pontos que você quer atingir e de quais formas serão atingidos. Nessa fase, você detectará os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará a nova empresa.

Uma pesquisa realizada pela Havard Business School concluiu que a elaboração de um Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso, mas só isso não basta. O Plano de Negócios é o primeiro passo para descobrir se vai valer a pena abrir e manter a sua empresa. Segue abaixo algumas dicas de como elaborar o seu Plano de Negócio:

O ponto de partida é a definição, de forma clara, de quais são os Objetivos e Metas a serem atingidos e em que tempo. Objetivos são os resultados que a empresa pretende atingir como um todo, dentro do prazo previamente estipulado. Os objetivos e metas podem ser estipulados em curto, médio e longo prazo.

Todo empreendimento exige a aplicação de recursos e nesta fase, você deverá analisar o que dispõe e o que precisará dispor para atingir os objetivos definidos. Avaliar cuidadosamente os recursos disponíveis, como por exemplo, recursos humanos, tecnológicos, materiais, financeiros é imprescindível para decidir sobre o que você tem e o que deverá ter para alcançar os seus objetivos.

É importante a Elaboração das Estratégias que são as definições dos meios que serão seguidos para se atingir os objetivos. As Estratégias representam as opções ou alternativas escolhidas para operacionalização destes objetivos.

Em seguida, a elaboração de um Plano de Ação que deverá conter os seguintes pontos:

PLANO DE AÇÃO

OBJETIVO Descrever o objetivo a ser alcançado.
ESTRATÉGIA Relacionar todas as estratégias que estão relacionadas ao objetivo.
AÇÃO Mencionar cada uma das ações que deverão ser adotadas para implementar as estratégias.
TEMPO/PRAZO Especificar o período de duração de cada uma das ações a serem desenvolvidas através de um cronograma de ações.
RESPONSABILIDADE Definir quem é o principal responsável pela implementação e execução de cada uma das ações estabelecidas.
RECURSOS São os recursos necessários para a consecução de cada uma das ações estabelecidas.

O próximo passo é fazer uma Avaliação sobre os resultados obtidos através das ações executadas em conformidade com o planejado. É preciso passar da intenção à ação, pois os planos somente no papel não são de grande valia. É preciso executá-los para se atingir os objetivos.

Os Planos de Negócio não são e não podem ser inalteráveis ou inflexíveis. Portanto, uma Revisão e Atualização do Plano de Negócio serão adequadas porque havendo mudanças nas condições previstas, o empreendedor deverá ser rápido e rever tudo o que foi planejado. É importante atualizar para adaptar-se às novas mudanças e as exigências do mercado.

O fator mais importante na elaboração do Planejamento Estratégico não é propriamente a escolha de um modelo formalmente estruturado. O fator mais importante é que haja aceitação e credibilidade na sua elaboração, enquanto mecanismo que irá nortear as suas ações durante os próximos anos.

Assim, as questões de método, concepção e organização do Plano de Negócio, devem ser adequadas à realidade de sua empresa, tanto no sentido de respeitar e incorporar processos de decisão e formas de estruturação já existentes, quanto de atuar sobre estes mesmos pontos. Fica a dica.

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